Crime Ambiental: A ferrovia Oeste-Leste, que está sendo planejada pela Seplan, pretende terminar os seus trilhos no Porto Sul, que será construído na região de Ponta do Ramo, litoral norte de Ilhéus, na Bahia. Acontece que esta região é uma das mais bonitas do Brasil, possui uma mata preservada e uma das vistas mais bonitas do mundo, do alto da Serra Grande. Aquela região, além de ser essencialmente turística, possui um litoral repleto de praias ainda não poluídas e, a construção de um porto naquela região, para exportação de minérios e soja, provenientes do interior da Bahia, vai causar uma grande destruição ambiental, além de poluir as águas e praias daquele litoral.
Segundo informações divulgadas pela Internet, existe um grupo chinês, (Grupo Baosteel), interessado no minério de urânio produzido na região de Caetité, e que já se prontificou a construir um porto na região do litoral norte de Ilhéus, tendo já sido contemplado com um terreno, cedido pelo Governador Jaques Wagner, que inclusive vai ajudar o tal grupo a conseguir as devidas licenças ambientais! Segundo outras informações, este urânio é mandado para o Canadá, onde é processado, e depois volta para a Bahia, na forma de um combustível altamente poluente, cujo recebimento da carga já foi inclusive rejeitado no Porto de Aratú, talvez pelo perigo que representa!
A construção de um porto na região da Ponta do Ramo necessitaria de um espaço físico muito grande, para a instalação dos pátios de manobras ferroviárias, silos de grãos, galpões, oficinas, alojamentos, escritórios, etc., o que iria destruir uma área muito grande da mata preservada daquele local, além de causar uma poluição muito grande com o pó do minério de ferro, derramamento de óleo nas águas do mar pelos inúmeros navios que ali aportariam, tráfego intenso de caminhões de transporte de grãos e maquinaria, etc., sem falar no perigo que a possibilidade de vazamento de um barril carregado de urânio enriquecido representaria para a população e a natureza daquela região! Quais os reais benefícios que a construção deste porto trará para a sofrida população do Litoral Norte de Ilhéus? Será que a destruição desta linda praia valerá a pena?
Existem outras áreas do Litoral Baiano, mais ao norte, onde a profundidade das águas é maior e onde a instalação deste porto não prejudicaria tanto o turismo e o meio ambiente. O traçado desta ferrovia e a construção do Porto Sul, na Ponta do Ramo, causará um impacto ambiental muito grande na região de Ilhéus e Itacaré, e este crime não seria praticado somente contra a Natureza, mas também contra as gerações futuras que não se conformarão, tenho certeza, com a destruição de uma região tão bonita e detentora de uma exuberância tão importante! Norton Kornijesuk, Corretor de Imóveis, Vitória da Conquista-BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário